Um caso recente no Mato Grosso chamou atenção para o crime de estelionato sentimental, no qual um homem foi condenado a 4 anos de prisão por enganar uma mulher em um relacionamento falso. A juíza entendeu que o homem explorou a relação para obter dinheiro da vítima.
Ao longo de um ano e meio de relacionamento, o homem pedia dinheiro para cobrir dívidas, aluguel, remédios e até transferências bancárias para terceiros. No entanto, tudo era uma farsa: ele não era engenheiro, era casado, não morava em Manaus como alegava e as doenças que relatava não existiam.
A juíza reconheceu que o homem se utilizou da relação amorosa para cometer o crime de estelionato, caracterizando o estelionato sentimental.
Estelionato Sentimental: Como Identificar?
Este crime se caracteriza pela exploração financeira em um relacionamento falso. Se você conhece alguém que está em uma situação semelhante, onde o parceiro pede dinheiro constantemente, mentindo sobre a sua situação real e utilizando o relacionamento para obter vantagens, é importante ter cuidado.
Quais são os sinais de alerta?
- O parceiro pede dinheiro com frequência para diversas necessidades.
- As histórias do parceiro sobre sua vida pessoal não batem com a realidade.
- O parceiro aparenta ser muito carente e dependente financeiramente.
- O parceiro promete um futuro juntos, mas a relação não progride.
O que fazer se você suspeitar de estelionato sentimental?
Se você suspeitar de estelionato sentimental, procure ajuda de um advogado para analisar o caso e tomar as medidas necessárias. Documente todas as conversas e transações financeiras para fortalecer a sua denúncia.
Lembre-se: Você não está sozinha(o). Estelionato sentimental é um crime sério, e a justiça pode ser aplicada para proteger as vítimas.